O superintende comercial da concessionária América Latina Logística, Leonardo Recondo Azevedo, afirmou, na sexta-feira (10), durante simpósio sobre as obras rodoferroviárias da região Sul, em Rondonópolis, que a Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) será responsável pelo escoamento de grande parte da safra 2012/13. “As obras estão dentro do cronograma e até o fim de 2012 a ferrovia chegará a Rondonópolis. Nosso objetivo é que no começo da nova safra os terminais já estejam em operação”. Para o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, este novo modelo ainda não é o ideal. “Precisamos de um operador, que neste caso é a ALL, e vários transportadores para que haja competividade”. Segundo Fávaro, a forma como o modelo de transporte está sendo criado deixará o frete da ferrovia com o mesmo valor do rodoviário. “O Movimento Pró-Logística vai acompanhar a implantação deste modal e cobrar para que se tenha competitividade”, afirmou. Também será finalizado até dezembro o Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR), com capacidade de carregamento de dez mil toneladas em seis horas. Para evitar o congestionamento dentro do pátio cada terminal destinará 25% da área para estacionamento. Durante o simpósio foi discutida também a implantação da Hidrovia Paraguai-Paraná, que atenderá toda região Sul de Mato Grosso e apresenta o custo mais barato entre os modais de transporte. Mas, para dar andamento à obra, ainda é necessário o licenciamento ambiental. Os produtores rurais também discutiram a importância da duplicação das BR 163/364. Outra reivindicação do setor produtivo na região Sul é a conservação e pavimentação das rodovias estaduais MT 130 e MT 040. Segundo o engenheiro da Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Septu), Tércio Lacerda, o trecho entre Rondonópolis e Primavera do Leste da MT 130 já está concessionado. A empresa Serra da Mesa, que venceu a licitação para administrar o trecho, está trabalhando nos serviços necessários para implantar o pedágio. Já o trecho da MT 040, de Cuiabá a Santo Antônio, já está pavimentada. Faltam ainda 77 quilômetros da rodovia, cuja verba está assegurada por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Para Carlos Fávaro, a conclusão das obras ferroviárias na região Sul será uma vitória de toda sociedade. “O engajamento deve ser de toda sociedade. Ganhará o produtor, o comerciante e o cidadão, que terão melhores oportunidades com uma logística melhor”, disse. Fonte: Agronotícias
Produtos de qualidade comprovada e atenção especial aos seus colaboradores é a receita Avifran de sucesso. Em caso de dúvidas, sugestões, críticas e elogios entrem em contato conosco pelo nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Saiba Mais
A Avifran – Avicultura Francesa – procura ter excelência em todas as áreas em que atua, por isso ao selecionar um novo colaborador procura...
Cadastrar