A falta de caminhões pode atrasar o escoamento da safra de soja na região sul de Mato Grosso do Sul. Isso porque a lei da oferta e procura por caminhões que tem influenciado no preço do frete, que aumentou de 20 a 30%. O transporte de Dourados (MS) para o porto de Santos (SP), que há 15 dias custava R$ 135 a tonelada, hoje está custando R$ 150, em média. Para o porto de Paranaguá (PR), os valores subiram de R$ 100 a tonelada para R$ 120 no mesmo período. “Em período da colheita, o porto de Paranaguá teve excesso de chuva e não conseguiu embarcar os navios. E no porto de Santos, os contratos que estavam sendo feitos atrasaram. Então o normal é que, depois da colheita, os fretes caiam, embora esse ano a gente tá vendo que os fretes subiram”, relata o gerente de transportadora Darlei Dall'agnol. Falta pouco para o término da colheita da soja em Mato Grosso do Sul. Segundo a Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Famasul), aproximadamente 80% da produção já foram retirados do campo. Fonte: G1 MS
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