Como se não bastassem a seca e o ataque de lagartas que castigam as plantações, a safra de grãos da Bahia é afetada também pela fila de caminhões parados a 1.600 quilômetros de distância, nas estradas do litoral paulista que levam ao porto de Santos. O congestionamento, que ocupou até 22 km da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, na Baixada Santista, atrasa a descarga de veículos graneleiros e, com isso, trava a negociação de commodities como o milho e a soja pelo Brasil. Segundo o governo da Bahia, a falta de transporte para grãos afeta diretamente a criação de rebanhos do Estado. Em períodos de seca, vem à tona o problema da falta de armazéns, que multiplica viagens, feitas essencialmente de caminhão. O milho produzido no Nordeste é estocado no Centro-Oeste e, quando necessário, volta à região para servir de alimento para animais. Júlio Busato, produtor de algodão, milho e soja que preside a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), afirma que o custo do frete aumentou 30%, passando de R$ 20 para até R$ 26 e que a Cargill teve custos 40% maiores para levar a produção até os navios. “É a primeira vez que isso acontece. A nova lei para motoristas de caminhão também contribuiu”, diz o líder da associação que representa 1.300 produtores do oeste do Estado, com 2,25 milhões de hectares plantados (o equivalente a 22.500 km², área pouco maior que o Estado de Sergipe). O economista e integrante do conselho técnico da AIBA, Raimundo Santos, diz que os problemas atuais deram origem a seminário no qual produtores cobram maior agilidade na construção da ferrovia Leste-Oeste, que ligará Ilhéus, na Bahia, a Figueirópolis, no Estado do Tocantins, terá uma extensão total de 1.527 km. “A região não tem frota de caminhão de origem, ela é migrante. E toda a questão do sul reflete na oferta de veículos no Nordeste”, diz. Fonte: Vinícius Oliveira - iG São Paulo
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